Doce de Abóbora Gila (Chila) |versão saudável|

Este é daqueles doces que dão o seu trabalho, mas se queremos um produto sem refinados, aditivos, conservantes e tudo mais, temos de colocar mãos à obra.

Como a minha mãe tinha-me dado duas abóboras gila eu tinha de aproveitar, mesmo porque tenho umas receitas com doce de gila que quero adaptar para umas versões mais saudáveis. Depois também não ia deixar estragar as abóboras 😊

A minha mãe tinha o hábito de fazer este doce, pelo que comecei por fazer como aprendi. Depois a mudança vem já na receita do doce, que para além de não levar açúcar refinado, também leva muito menos quantidade de açúcar. Também uso a minha estratégia de adoçar e tornar mais cremoso utilizando maçã, que por ser doce e conter um teor médio alto pectina (substância que ajuda os doces na gelificação), ajuda a recriar melhor a textura dos doces…estratégias 😉

Este doce aproxima-se do dito normal, mas fica bem menos viscoso, pois a proporção de açúcar é consideravelmente bem menor, tendo em conta que a receita original leva o mesmo peso de abóbora e de açúcar…uma loucura!

Para quem quer contornar um pouco a coisa e fazer este doce de uma forma mais saudável tem aqui a solução.

O processo é longo, com diversas fases de execução, de todos os doces (morango, maçã, ameixa, tangerina, tamarilho) e conservas de fruta (receitas➡️ aqui ➡️ aqui ➡️ aqui) que faço este é sem dúvida o mais trabalhoso.

Vamos à receita!!

Doce de Abóbora Gila

Ingredientes:

  • 940g de abóbora gila já limpa e cozida
  • 260g de açúcar mascavado
  • 1 maçã pequena ralada ou cortada muito fina (+/_ 60g)
  • 1l de água
  • Casca de limão
  • 1 pau de canela

Preparação:

Lavar a abóbora e colocá-la dentro de um saco grande para que não se espalhe tudo e suje o chão. Partir a abóbora atirando-a ao chão e reduzindo-a a bocados sem utilização de qualquer objeto metálico. Limpar tirando parte das sementes, não é necessário ser muito rigoroso, as partes amarelas e alguma casca que se solte.

20200219_124846

Levar ao lume com água e sal e deixar ferver até estar cozida. Ainda leva bastante tempo, dependendo da quantidade de abóbora, mas será sempre entre hora e meia e duas horas. Até os filamentos se começarem a soltar da casca.

20200220_114435

Depois de fria retirar os bocados de casca que ainda estejam aderentes, as sementes e colocar de molho em água fria durante algum tempo. Escorrer, passar novamente por água corrente dentro de um escorredor e deixar a escorrer. Por último com a ajuda das mãos espremer muito bem para tirar toda a água.

20200220_121427

Num tacho colocar a água, o açúcar, o pau de canela e a casca de limão e levar ao lume até ferver. Juntar a maçã e deixar ferver por 5 minutos. Depois juntar a abóbora e mexer muito bem até estar bem incorporada e com todos os filamentos soltos.

Deixar ferver em lume médio baixo, mexendo frequentemente para que não queime, até secar toda a água e o doce comecar a ficar mais cremoso e viscoso. Este processo leva cerca de 1h.

20200220_130702

Ferver, por 15 minutos, os frascos e as tampas (de metal), para que fiquem esterilizados.

Depois do doce pronto, colocar dentro dos frascos quentes. Retirar o frasco da água a ferver com uma pinça, encher com o doce, fechar, bem fechado, e voltar a colocar dentro da água quente e deixar ferver por 15 minutos para que saia todo o ar. Deixar arrefecer dentro da água.

Quando estiver frio retirar da água e colocar de “pernas ao ar” por umas horas. Depois é só guardar. Se os frascos estiverem bem esterilizados e bem fechados duram bastante tempo.

Bom apetite e sejam criativos 😊

One thought on “Doce de Abóbora Gila (Chila) |versão saudável|

Add yours

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: