Chocolate Quente

Com a chegada do frio e da chuva começa mesmo a apetecer comida e bebida de conforto. O chocolate quente é daquelas bem gulosas que aquecem o estômago e a alma.

A receita de hoje é um chocolate quente bem simples, sem amido (a maisena) para espessar, mas caso queira mas grossinho, dou a sugestão de usar o psyllium. Um espessante natural rico em fibra.

O psyllium e feito a partir partir das cascas da semente de um arbusto. É um pó que faz lembrar côco ralado e é maravilhoso para o aparelho digestivo, nomeadamente para o intestino devido ao elevado teor de fibra. É muito usado em receitas sem glúten, pois ajuda na consistência elasticidade da massa. O psyllium tem uma grande capacidade de absorver a humidade das massas ficando gelatinoso.

Dada a explicação, voltemos à receita. Para além de simples e ter poucos ingredientes, tem é muito versátil, pois pode adaptar ao seu gosto e preferência, tornando mais ou menos doce.

Na vez do cacau, pode colocar chocolate em pó, use o leite e o açúcar da sua preferência, e o mesmo se passa com o chocolate de barra. Eu gosto de usar com 70% de cacau ou mais. São gostos muito pessoais e de acordo com o palato e opção alimentar de cada um.

Usando a receita base é só ajustar e terá uma bebida reconfortante e deliciosa.

Vamos à receita!

Chocolate Quente

Ingredientes:

  • 400ml de leite (usei vegetal de arroz)
  • 15g de açúcar de côco ou outro à escolha
  • 10g de cacau em pó ou chocolate em pó
  • 25g de chocolate preto 70% de cacau ou outro à escolha
  • 1 pau de canela
  • um pitada de sal
  • 1g de psyllium

Preparação:

Colocar os ingredientes secos, exceto o psyllium, num tachinho e mexer.

Depois, sempre a mexer, juntar o leite aos poucos e levar ao lume.

Mexer para misturar bem os ingredientes e quando estiver quase a ferver juntar o psyllium. Mexer e assim que levantar fervura retirar do lume.

Mexer bem para que o psyllium comece a espessar um pouco o chocolate.

Colocar numa chávena ou caneca e raspar um pouco de chocolate por cima (opcional).

Sirva quentinho!

Bom apetite e sejam criativos ☺

5 thoughts on “Chocolate Quente

Add yours

Up ↑

%d bloggers like this: